
Sonhou com uma viagem perfeita, encontrou um pacote atraente (online ou em agência), pagou e tudo parecia certo, até o sonho virar pesadelo. A viagem não acontece, a empresa some e o reembolso fica impossível. Infelizmente, golpes assim são comuns no setor de turismo.
Algumas fraudes operam como esquemas: vendem viagens para daqui a 2 ou 3 anos. Quando chega a data, a empresa pode:
- Desaparecer sem aviso.
- Devolver o dinheiro sem correção financeira.
- Ignorar completamente os clientes.
Se você foi vítima, siga estes passos:
1. Conheça seus direitos
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é sua proteção. Ele garante (Art. 6º, IV):
- Proteção contra propaganda enganosa e práticas abusivas.
Se o serviço não for entregue, você tem direito a:
- Reembolso total do valor pago.
- Indenização por prejuízos (como gastos extras).
- Compensação por danos morais (estresse e aborrecimento).
2. Junte todas as provas
Guarde tudo que comprove o golpe:
- Contratos ou propostas escritas.
- Comprovantes de pagamento.
- Imagens de anúncios ou promoções.
- Conversas digitais: e-mails, mensagens (WhatsApp), redes sociais.
Use a plataforma Verifact: ela registra e protege essas provas digitais com validade jurídica. Assim, prints e mensagens não podem ser alterados ou apagados, servindo como prova em juízo.
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3. Busque solução
- Com as provas em mãos (principalmente as digitais, protegidas pela Verifact).
- Procure o Procon para mediação e acordos extrajudiciais.
- Consulte um advogado para entrar na Justiça por reembolso e indenizações.
Como se prevenir no futuro?
Pesquise a empresa:
- Verifique reclamações no Reclame Aqui, Procon e redes sociais.
- Consulte o CNPJ no site da Receita Federal.
- Desconfie de ofertas "milagrosas" com preços muito abaixo do mercado.
- Exija contrato detalhado e leia todas as cláusulas.
- Pesquise em sites como o Jusbrasil, para saber se a empresa já foi processada por fraudes ou outros crimes envolvendo a venda de passagens aéreas.
Documente tudo:
Guarde cópias físicas e digitais de todos os documentos.
Para promessas por WhatsApp ou redes sociais, use a Verifact desde o início. Ela cria um registro inviolável, fortalecendo sua defesa. Também é importante que você reporte à mídia, se possível, para que assim outras vítimas não sejam feitas. Envie seu relato a veículos jornalísticos como sugestão de pauta.
Sua história pode evitar novas vítimas! Se você tem provas sólidas do golpe, não hesite: denuncie. O silêncio só beneficia empresas fraudulentas.
Conhecer seus direitos, guardar provas (especialmente digitais, com ferramentas como a Verifact) e agir rápido junto ao Procon ou Justiça são as chaves para se proteger e resolver problemas com golpes de viagem.
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