Bolsonaro preso preventivamente: análise da ação da PF

Bolsonaro preso preventivamente: análise da ação da PF

Metrovoz
0

Ex presidente do Brasil, é preso hoje após operação da PF. Foto: Pedro H Tesch/Getty Images


O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi detido por volta das 6 horas da manhã deste sábado, 22, em sua residência, onde já cumpria prisão domiciliar. Após a operação, ele foi levado à Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde realizou exame de corpo de delito e permanece em uma sala de estado, espaço reservado a autoridades como ex-presidentes.

Por que a prisão preventiva foi decretada?

A detenção tem caráter preventivo, portanto funciona como medida cautelar e não corresponde ao início do cumprimento da pena. A decisão foi motivada pela avaliação da Polícia Federal(PF) de que a convocação de uma vigília feita pelo senador Flávio Bolsonaro, na noite de sexta-feira, 21, criava risco à ordem pública. O ato, organizado para ocorrer em frente ao condomínio do ex-presidente, foi considerado uma situação potencialmente perigosa para participantes, moradores e agentes federais.

Condenação no caso da trama golpista

Em setembro, Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão no processo relacionado à tentativa de ruptura institucional. Apesar da sentença, ele ainda não havia começado a cumprir a pena. A ordem de prisão preventiva expedida neste sábado se aplica exclusivamente a ele, sem alcançar outros condenados envolvidos no núcleo central da investigação.


Postar um comentário

0 Comentários

Este espaço está disponível para que você compartilhe suas opiniões a respeito do conteúdo publicado. Pedimos que seus comentários sejam feitos com cordialidade e respeito.

Comentários ofensivos ou desrespeitosos serão removidos e não serão admitidos sob nenhuma circunstância.

Postar um comentário (0)